A Ford está se preparando para revelar as versões atualizadas dos SUVs de médio porte Equator e Equator Sport, destinados ao mercado chinês, três anos após sua estreia. Esses modelos são fabricados na China por meio da joint venture JMC-Ford e receberam um visual atualizado, juntamente com uma nova configuração híbrida plug-in.

Vale lembrar que o Equator Sport é nome do nosso Territory em seu país de origem. A linha 2025 dos SUV ainda não foi oficialmente revelada, mas temos acesso antecipado às suas fotos e especificações graças ao Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China. Ambos os SUVs se beneficiam de frentes redesenhadas, tornando mais fácil distingui-los.

Ford Equator Sport (Territory) é apresentado na China

Ford Equator Sport (Territory) tem imagens reveladas na China

O Equator Sport, o nosso Territory, adota uma grade mais esculpida com uma área de acabamento escuro coberta por um padrão hexagonal, similar ao visto no Corolla Cross 2025. Na parte traseira, o Equator Sport mantém o design do modelo anterior, com exceção do difusor revisado.

As laterais não receberam alterações, embora os designers da Ford tenham introduzido novas opções para as rodas de liga leve. Uma maneira fácil de distinguir o Equator Sport é por meio de seus para-lamas traseiros musculosos, aparentemente inspirados no Mustang.

Em termos de dimensões, o Equator Sport atualizado é 55 mm mais longo, medindo 4.685 mm de comprimento. Não temos fotos do interior, então não está claro se o Territory deles manterá as duas telas de 12,3 polegadas do carro atual ou se será atualizada para o padrão internacional de Evos, Mondeo e o SUV Explorer, com um conjunto totalizando 27 polegadas de telas.

Ford Equator Sport (Territory) é apresentado na China

Nova Opção Híbrida Plug-in

Deixando de lado as atualizações visuais, a grande novidade para os consumidores chineses é a introdução de um novo trem de força híbrido plug-in disponível para o Equator Sport. Esse conjunto consiste em um motor de 1.5 litro que produz 150 cv, com um motor elétrico contribuindo com mais 82 cv, resultando em uma potência combinada de 218 cv. A energia é armazenada em um pacote de bateria de fosfato de ferro e lítio (LiFePo) fabricado pela também chinesa CATL. No entanto, detalhes sobre a capacidade da bateria e a autonomia em modo totalmente elétrico ainda não foram anunciados.

O Ford Equator Sport também continuará disponível com o motor a gasolina EcoBoost turbo de 1.5 litro turbo do carro atual, produzindo 170 cv (125 kW / 170 PS) e 27 kgfm de torque na especificação chinesa. O lançamento para o mercado de lá deve acontecer até o final de 2024, mas resta saber se a Ford do Brasil adotará a opção híbrida ou manterá a configuração atual apenas com novidades visuais.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com