Segurança: Modelos da Ford poderão “ler” mensagens de texto de celulares | CARPLACE

Segurança: Modelos da Ford poderão “ler” mensagens de texto de celulares

Celular - Enquanto Dirige

Imagine a cena: você dirigindo, seu celular avisando que uma mensagem chegou e você sem ter como parar para ler. Essa situação, com exceção do “sem ter como parar para ler”, é algo que acontece no cotidiano de milhares de motoristas. E não é raro encontrarmos pessoas ao volante conversando ou mesmo teclando mensagens de seus aparelhos celulares.

Publicidade

Na tentativa de aliar o útil ao “necessário” algumas montadoras têm instalado em seus veículos recursos que possibilitem atender, discar e até mesmo enviar SMS´s sem ter que tirar as mãos do volante. A Ford é uma delas.

Com exceção da Ranger, todos os carros modelo 2012 contarão com o Ford Sync, um sistema de comunicação ativado pela voz do motorista que possibilita ler as mensagens de texto.

A tecnologia irá funcionar da seguinte forma: a conexão via Bluetooth sincroniza o telefone com o carro e emite um alerta para o usuário no momento em que ele receber uma nova mensagem de texto. A partir daí a mensagem é lida em voz alta e de imediato pode ser respondida pelo condutor, que conta com uma seleção padrão de textos pré-escritos. Tudo isto sem ter que retirar as mãos do volante.

Para que o sistema funcione é preciso que o aparelho telefônico tenha a opção de “texto falado”, tecnologia presente em apenas alguns modelos de Android e smartphones da BlackBerry.

Os proprietários de automóveis fabricados em 2010 e que já disponham da tecnologia também poderão atualizá-la. Basta que acessem o site do Ford Sync, façam o download e armazenem o sistema em um pen drive. Depois é só transmitir as informações para o automóvel. Em breve, também será possível atualizar os carros mais antigos que já possuem o aplicativo, segundo informou Mark Porter, supervisor de desenvolvimento do Sync.

Por Michelle Sá / Fonte: Olhar Digital


Publicidade

  • Milton_GT

    Um sistema totalmente inseguro. Evidente que é um caça níquel da Ford, porque o motorista não precisa manter as mãos no volante, o que ele precisa é ter o seu cérebro atento ao ato de dirigir, qualquer outra atividade o distrai do volante e é causa de acidentes. Uma simples conversa com o passageiro do lado, já é uma causa de acidentes. Antigamente os ônibus tinham um cartaz na frente que dizia: "Não converse com o Motorista". Logicamente porque, já aquela época sabiam que o motorista não pode ser distraído por nada. Bola fora dona Ford, era melhor criar um sistema que todas as mensagens fossem gravadas e que o motorista quando parasse o carro (e desligasse o motor) pudesse lê-las. Mas não, a Ford simplesmente está preocupada em ganhar dinheiro e que se dane a segurança do motorista.

    • Marcelo_Machado

      Para que o carro iria armazenar as mensagens para o motorista ler depois se o celular já faz isso???!!!!

      • V8_sempre

        GM ta desenvolvendo uma nova versão daquele sistema do CORVETTE de mostrar as informações do painel refletidas no para-brisa…

        (Vai ter de GPS a linhas delimitando a rua, semaforo, etc, gráficos para ajudar o motorista dirigir sob neblina)…

        Bem q podiam colocar as msgs de celular recebidas la tbem ! hehe

        • Marcelo_Machado

          Não precisa ir ttão longe. O sistema Blue&Me da Fiat aqui no Brasil desde 2007 tem as 2 opções.
          O sistema pode ler a mensagem de texto em voz alta ou mostrá-la no visor do computador de bordo para o motorista ler.

        • Reshma

          azz..lo vedo bene sto ciabmo automatico !!!..non appena il mio doblo stira le zampe,anzi i pistoni,penso che optero per il qubo automatico..al momento ho 280.000 km..non dovrebbe mancare molto

    • YoOdEx

      O carro ler uma mensagem pra você não vai de tirar mais atenção do que conversar com um passageiro enquanto dirigi. Muito ao contrário de muitos usuários que leem a mensagem enquanto dirigem!

      • Raul

        Aieee, eu estou mais feliz so pquroe a Vivi voltouuu, whoppy \o/Vi, diquinha: a pag do seus videos ta indisponivel Nao desaparece mais das nossas vidas! =)Beijoo;**

    • luanpb

      Qualquer coia que distraia o motorista, até o carona que está do lado, é risco. Mas com tanta tecnologia embargada nos carros de hoje é impossível não te-la. Certamente é uma jogada e tanto da Ford mas nesses casos quem deve ter a educação e o respeito no trânsito é o motorista e não o carro.

    • Birita

      Que burro AUHAAUHA

    • Cezar

      Se for para manter a atenção do motorista constantemente na condução do veículo, os carros deveriam vir sem sistema de som, sem rádio, CD etc.

      Muito antes de existir celular, o simples fato de ligar o rádio, trocar de estação, alterar o volume ou inserir fita cassete ou CD já distraíam e muito os motoristas.

      Mas, só se fala em celular.

      Quem vai mexer com a indústria de som automotivo?

  • Luiz

    Mur Fiat Bravo ja tem isso………….

    • V8_sempre

      Falando em Bravo…

      Parece q ta feia a coisa pro lado dele…

      Reportagem na 4R, como donos denunciando inúmeros tipos de problemas no veículo !

    • Mine

      disse:em minha oaiinpo nao existe digamos a melhor rede creio que todas se completao,tenho blog pessoal a alguns anos mas so recentemente resolvi torna-lo objeto de um projeto meu que e comprovar a viabildade de se restabilizar um blog pessoal,mas nada de esquema de fique rico e tal,ae comecei a participar de varias redes que ja esra escrito mas nao utilizava,dihitt sem duvidas da um bom retorno mas tamebm sao boas a novata redecim, via6, o bom e velho ormas como falei todas se orkut e os novatos facebook e twitter mas como falei o ideial e se utilizar de todas

  • Junior

    Sistema Blue & Me, da Fiat, já oferece este recurso desde 2007.

  • dudu_g

    Essa tecnologia já existe aqui no Brasil desde 2007 com o sistema Blue&Me (Microsoft) do Fiat Punto. Inclusive se na mensagem estiver escrito "vc" o sistema fala automaticamente "você", etc. E o aparelho nem precisa ter essa opção de "texto falado" e muito menos ter que ser no sistema Android ou BlackBerry.

    • Marcelo_Machado

      Com certeza a Ford esta chegando agora onde a Fiat já esta desde 2007!!!!!!!!!!!
      Aí saem essa notícias como se fosse a maior novidade.

    • Tempero

      A mesma coisa aconteceu quando a Ford veio em 2006 ou 2007 lançar um rádio que lia MP3 e I-pod no Ecosport. Já existia isso na familia Palio (inclusive no popular Palio) desde 2003.

      A Ford faz barulho demais quando reinventa a roda.

  • Márcio

    Fiat? Quem é Fiat? Um marca que só faz sucesso no Brasil e em outros países subdesenvolvidos… Nem no país de origem ela tem tanta credibilidade assim, quanto mais nos EUA, Canadá, etc. Pode até ser uma jogada da Ford, mas não queiram compará-la com a Fiat, meu caros.

    • Ricardo_Vieira

      Fiat é dona da Ferrari, Alfa Romeo, Maserati, Chrysler, Jeep, Dodge, Lancia, Autobianchi, Innocenti, Abarth, OM, Iveco, CNH, New Holland, Flexy-Coils, FIAT-Hitachi, Case, FIAT-Allis. É proprietária da Juventus FC, time mais popular da Itália.

      Na boa, pessoal pegou pesado ali em cima, mas é a verdade, isso já está disponível faz tempo pela marca italiana!
      Nos últimos anos, a marca não lançou nenhum modelo de grande impacto mundial, pq estava investindo para evitar a falência do grupo Dodge/Chrysler…

      Incrível que ainda tenha gente assim por aqui!!

      • V8_sempre

        Acho q querer desmecerer a FIAT assim realmente é coisa de torcida… Assim como o sistema não é nenhum avanço de arregalar os olhos…

        Mas nao me leve a mal não…

        Tirando o Juventus…. heh !

        Acho melhor ser dono do Corinthians ou Flamengo… Do que de uns 15 times da 2a divisão ! Em termos de vendas !!! Fora que ter ações ou participação acionária.. Não é bem ser dona !

        E ainda, tem marca ai de q eu nunca nem ouvi falar !!! Outras de pequenos segmentos específicos !

        Ferrari… Maserati… Não são nem marcas ! São grifes, onde o maior luxo é ter um carro mais exclusivo !

        • gutte

          vc tem tanta raiva de mitroosta de onibus pois vc nao teve capacidade suficiente para ser um, ou melhor, a sua mulher foi embora com algum . #

    • Tempero

      Não estamos comparando qual marca é melhor.

      Estamos dizendo SIMPLESMENTE que a Ford está apresentando uma tecnologia que outras montadoras (no caso a Fiat) já fizeram a MUITO TEMPO ATRAS! E SÓ!

  • Márcio

    Estou me referindo a FIAT como marca em si, não como acionista majoritária de outras marcas maiores… Ela em si não tem expressão nenhuma mundialmente falando… Já a FORD, está entre as 10 maiores do mundo, é forte no UK, etc.