Novo VW Polo e Toyota Corolla conquistam nota máxima em teste de colisão

Novo VW Polo e Toyota Corolla conquistam nota máxima em teste de colisão

VW Polo - Latin NCAP

VW Polo – Latin NCAP

Principal órgão avaliador da segurança viária dos veículos vendidos na América Latina, o Latin NCAP divulga nesta terça-feira (26) os resultados das provas de impacto para dois importantes modelos comercializados no Brasil: o recém-chegado Volkswagen Polo e o líder do segmento Toyota Corolla. Conforme relata a entidade, ambos conquistaram performances elogiáveis e praticamente gabaritaram o índice de avaliação. Graças à boa estrutura da carroceira e à presença de diversos itens de segurança, obtiveram a nota máxima de 5 estrelas, tanto na proteção para adultos quanto para crianças.

Leia também:

Volkswagen lança novo Polo no Brasil – veja versões, conteúdos e preços
Latin NCAP responde a todos os ataques que vem sofrendo
Fiat Mobi leva apenas 1 estrela na mais nova rodada do Latin NCAP

Publicidade

No caso do Polo (4 airbags de série), o Latin NCAP destaca a boa proteção obtida no impacto frontal. Tanto no motorista quanto no caro o pescoço, o peito e o joelho foram bem protegidos, assim como a área dos pés e da tíbia. Na avaliação da estrutura das laterais, a presença de airbags laterais e de cortina garantiu estabilidade na proteção de cabeça, peito, abdome e pelve do adulto, sem grandes danos ao dummy. Além disso, também contribuíram para a nota máxima o funcionamento adequado do ESC (controle de estabilidade) e a presença do sistema de lembrete de cinto de segurança nas duas posições da frente.

 

 

Em números, o relatório descreve que na proteção para adultos o índice alcançado foi de 32,13 pontos – de um total de 34 pontos possíveis. Já no quesito infantil, a pontuação chegou a 43 pontos – de 49 possíveis. Conforme destacado pela própria VW, o Polo brasileiro sai de fábrica sempre com quatro airbags e cintos de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes, além de possuir a mesma estrutura do carro vendido na Europa. A presença na carroceria de aços de alta ou ultra alta resistência chega aos 50% e a segurança para impactos laterais é reforçada por uma barra de proteção lateral nas portas dianteiras e duas nas traseiras.

 

 

O Corolla repetiu o bom desempenho do compacto da Volkswagen, mas certamente não teria alcançou nota tão boa sem os itens incluídos na última reestilização. Foi só na linha 2018 que o sedã ganhou equipamentos como airbags de cortina, controles de estabilidade e de tração e até assistente de saída em ladeiras – alguns deles determinantes para o recebimento das 5 estrelas, especialmente o ESC. Por conta disso (além da boa estrutura geral da carroceria) a proteção foi considerada máxima tanto para ocupantes adultos quanto para crianças.

O Latin NCAP também creditou aos dois modelos o selo Advanced Awards, concedido a veículos que trazem algum sistema de segurança ativa ou oferecem boa proteção para pedestres.

Comentários no Motor1

Fotos: Latin NCAP


Publicidade