Nissan trabalha em novos March e Versa para o Brasil

Nissan confirma nova geração do March e Versa para o Brasil

Nissan Micra, o futuro March

A nova geração do Nissan March vendida na Europa não chegará ao nosso país. Pelo menos não com a mesma plataforma. Direto da Japão, a marca confirmou que já trabalha na nova geração do compacto e também para o sedã Versa para o mercado brasileiro, mas construído sobre uma base desenvolvida para mercados emergentes. Data para o lançamento também não está definida, porém podemos esperar por um conceito do hatchback para o Salão do Automóvel de São Paulo de 2018.

Publicidade

Leia também:

Quando o Motor1.com conversou com José Luis Valls, vice-presidente da Nissan, durante o Salão de Buenos Aires, o executivo dizia que estavam estudando qual seria a solução para produzir o novo March. Em todo instante, o executivo reforçava que o novo modelo viria apenas com produção local e quando tivessem uma solução para tornar o custo adequado ao nosso mercado. Nesta nova conversam em Tóquio, a definição foi revelada: usará a arquitetura V, a mesma da geração atual, mas com as atualizações feitas para o SUV Kicks. O modelo europeu usa a nova plataforma modular CMF-B.

Novo Nissan March

E a explicação para isso é bem simples. O novo March vendido no Velho Continente cresceu e foi reposicionado, tornando-se um rival direto dos chamados compactos premium, como Ford Fiesta e Volkswagen Polo. Essa mudança não aconteceu somente pelo tamanho, mas também pelo acabamento, equipamentos e preços. É diferente da estratégia do hatch nacional, que seguirá como um modelo de alto volume e posicionado na mesma faixa de preços que o Chevrolet Onix e Hyundai HB20.

Novo Nissan March

Usar a plataforma V com as alterações para o Kicks permitirá que o hatch fique um pouco maior do que o atual. Além disso, por ser a mesma base, a Nissan não precisará fazer grandes mudanças na fábrica em Resende (RJ) e aproveita para economizar no volume de produção – afinal, as mesmas peças e arquitetura serão usadas pelo Kicks.

Novo Nissan March

De acordo com Valls, o novo March para o mercado brasileiro adotará um design muito próximo do Micra (o modelo europeu), por estar alinhado à nova identidade visual da fabricante. Ou seja, adeus à cara de pokémon do hatch vendido atualmente. Não deu muitos detalhes sobre como será o Versa (muito criticado por seu visual), mas podemos esperar uma evolução mais significativa com as linhas semelhantes ao do hatch.

Com Daniel Messeder, de Tóquio – Japão
Viagem à convite da Anfavea
Fotos: Divulgação e Motor1.com

Comentários Motor1


Publicidade