E a industria de clones automotivos da China acaba de fazer mais uma vítima. Em meio a tantos exemplos, como as cópias do Range Rover Evoque, Porsche Macan, Mini Cooper e até BMW X5, a bola da vez foi um carro popular: o nosso conhecido Volkswagen up!. 

Chamado de Weikerui V7, o clone do subcompacto da Volkswagen é, na verdade, um carro elétrico de baixo desempenho (LSEV), que na China é uma espécie de segmento à margem da lei. Ele não entra nas estatísticas oficiais de produção de automóveis do país e os modelos são até ilegais em muitas regiões do país.

 

VW up! - clone

  

O visual externo impressiona pela semelhança com up!, onde até o logo da marca se parece com o da VW. Já no interior, a percepção de qualidade é inferior, mas ao menos os chineses foram mais "criativos" e adotaram um painel com central multimídia na parte central e volante mais esportivo.

 

Volkswagen up! Recall

 

De acordo com a marca, há uma ampla gama de opções de baterias e motores. Apenas para exemplificar, o modelo de entrada (versão de baixo desempenho - LSEV) tem velocidade máxima de 40 km/h e acelera de 0 a 30 km/h em 10 segundos - a autonomia é de 100 km, com a recarga levando 10 horas em tomadas de 220V. O modelo mais "potente" alcança 50 km/h e tem autonomia de 120 km. 

 

VW up! - clone

 

Mas isso ainda não é o bastante. Não podemos deixar de citar o Jujie Liwei, mais um clone do up!, só que este foi um pouco mais "livre" em sua concepção, adotando novo design, um interior ligeiramente modificado e ao menos um emblema que mais lembra o logo da Lexus. 

 

VW up! - clone

 

Não foram divulgados os dados completos da versão elétrica tradicional, mas a marca promete autonomia de 200 km. Considerando os incentivos fiscais, os preços finais são de 25 mil yuans (R$ 11,4 mil) para o V7 e 35 mil yuans para o Liwei (R$ 15,9 mil). 

Fonte: CarNewsChina

Galeria: Teste CARPLACE: up! TSI acelera como esportivo e bebe como popular

Envie seu flagra! flagra@motor1.com