Lista - Os 10 carros com ESP mais baratos do Brasil

Lista – Os 10 carros com ESP mais baratos do Brasil

uno_attractive (4)

Aos poucos, o controle de estabilidade (o ESP, de Electronic Stability Program, também chamado de ESC, de Electronic Stability Control) deixa de ser algo exclusivo de modelos mais caros e chega aos carros de entrada. Já obrigatório em lugares como Europa e Estados Unidos, começará a ser cobrado a partir de 2020 em todos os novos lançamentos e 2022 em todos os carros fabricados no Brasil.

Publicidade

O sistema, que trabalha em conjunto com os freios ABS e acelerador, garante o controle do carro em situações que, por meio de acelerômetros, sensores nas rodas e inclinômetros, ele interprete que há uma perda da direção pelo motorista. O sistema está sempre acompanhado do controle de tração, que evita a patinação das rodas, mas nem sempre o controle de tração está em conjunto com o ESP, como no VW Up TSI.

Selecionamos os 10 carros mais baratos com o equipamento. Quando opcional, o ESP foi adicionado (mesmo quando em pacote) para compor o preço final desta lista. A boa notícia é que todos estão abaixo dos R$ 60 mil.

Fiat Uno Drive 2018

1. Fiat Uno Drive 1.0 (+Kit Tech) – R$ 48.443

Quando foi reestilizado, em 2016, o Uno ganhou novos motores da família Firefly e itens tecnológicos como o start/stop e a opção de controle de estabilidade em qualquer versão como opcional. No topo da lista, o Uno Drive 1.0 recebe o pacote “Kit Tech”, que traz o ESP e assistente de subida em rampas, além de outros itens. Se quiser, há a versão Way, com o mesmo pacote opcional e motor, além do visual aventureiro, por R$ 49.306.

Ford Ka

2. Ford Ka SEL 1.0 – R$ 50.090

Outro modelo que bateu na tecla do controle de estabilidade foi o Ford Ka de 2014, quando entrou em nova geração e começou a brigar em uma faixa superior, com Onix e HB20, por exemplo. Mas o item só aparece na versão topo, seja com motor 1.0 ou 1.5, a chamada SEL. Ao menos, é de série, junto com o assistente de saída em rampas e controle de tração.

Volkswagen Polo

3. Volkswagen Polo 1.0 (+Safety Pack) – R$ 51.490

Lançamento da Volkswagen, o Polo já chega ao mercado com 5 estrelas no Latin NCap. O ESP é um opcional na versão de entrada do hatch, mas não é caro. No total, ele chega aos R$ 51.490 já com o item, apenas R$ 1.050 pelo pacote que ainda traz computador de bordo e bloqueio de diferencial.

Ford Ka+ Sedan SE

4. Ford Ka+ SEL 1.0 – R$ 53.990

Como no hatch, o Ka+, sua versão sedã, oferece o ESP como item de série apenas na versão topo, a SEL, com motor 1.0 ou 1.5.

Uno Way

5. Fiat Uno Way 1.3 (+Kit Tech) – R$ 55.394

Gostou da ideia do Fiat Uno com ESP, mas não quer motor 1.0? O Way 1.3, com 101/109 cv, pode ter o mesmo pacote “Kit Tech” por R$ 55.394.

VW Polo 1.6

6. Volkswagen Polo 1.6 (+Safety Pack) – R$ 56.490

Como a versão 1.0, o Polo 1.6 também pode receber o pacote “Safety Pack”, indo aos R$ 56.490, mas com motor de até 120 cv.

Focus e Fiesta

7. Ford Fiesta SE Style 1.6 – R$ 56.590

Se o Ka tem, o Fiesta também pode ter. O ESP está disponível desde a versão intermediária do hatch, a SE Style, como item de série. A briga com o VW Polo em preço parece proposital.

Honda Fit 2018

8. Honda Fit DX – R$ 57.800

Com a reestilização, o Honda Fit trouxe o item de segurança de série para todas as versões, inclusive a DX, mais barata, com câmbio manual. O mesmo deverá acontecer com o City em breve.

JAC T40 - Evento de Lançamento

9. JAC T40 – R$ 57.990

Se a aposta da JAC com seu aventureiro/SUV é o pacote de equipamentos, então não poderia faltar o ESP. O T40 o traz de série, junto com o assistente de saídas em rampa. Novos tempos para os chineses!

Fiat Argo 1.3 Drive

10. Fiat Argo 1.3 GSR – R$ 58.900

ESP no Argo? Somente a partir do 1.3 e apenas com o câmbio automatizado GSR. As versões com motor 1.8 também trazem, mas atravessam os R$ 60 mil. No 1.0? Não, nem como opcional. E o Uno traz…

Fotos: divulgação e arquivo Motor1.com

Comentários Motor1


Publicidade