Jeep Compass e Ford Fiesta alcançam 5 estrelas nos testes do Euro NCAP

Jeep Compass e Ford Fiesta alcançam 5 estrelas nos testes do Euro NCAP

Jeep Compass - Europa NCAP

Jeep Compass – Europa NCAP

Principal órgão avaliador da segurança viária na Europa, o Euro NCAP acaba de divulgar os resultados dos primeiros testes de impacto realizados com as novas gerações dos modelos Jeep Compass e Ford Fiesta. Em ambos os casos, a nota máxima de 5 estrelas foi alcançada com sucesso e o desempenho nas várias categorias da avaliação foi bastante elogiado. Nessa fase, em especial, o órgão avalia não somente a performance e a estrutura da carroceria dos veículos, mas também a funcionalidade dos diversos recursos de segurança ativa e passivas oferecidos individualmente.

Leia também:

Exclusivo – Jeep Compass flex 4×4 chega às lojas por R$ 117.990
Ford quer agradar clientes novos e antigos com o Fiesta 2018. E no Brasil?
Ford Fiesta de nova geração também não chegará aos EUA

Publicidade

No caso do Compass, o Euro NCAP destaca os bons níveis de proteção alcançados para adultos, crianças e pedestres: 90%, 83% e 64%, respectivamente. De acordo com o relatório, a estrutura da carroceria manteve-se estável, apesar dos impactos, e protegeu de forma satisfatória tanto os ocupantes dianteiros quanto os do banco de trás. Danos em áreas críticas como joelhos e tórax seriam mínimos, e a presença de mais de 65% de aço de alta resistência na composição de partes-chave da carroceria forma uma “gaiola de proteção” para os passageiros. Ao todo, o Compass conta com 70 sistemas de segurança ativa e passiva.

 

Jeep Compass e Ford Fiesta - Euro NCAP

 

Entre os principais recursos oferecidos no mercado euopeu, destaque para o sistema anti-colisão Forward Collision Warning-Plus, que calcula a probabilidade de uma colisão através do monitoramento da distância do veículo em movimento a obstáculos e, de acordo com a situação e suas configurações, gera avisos sonoros e visuais orientando a intervenção do condutor. Pode atuar ainda no sistema de freios para dar tempo suficiente ao condutor de reagir e evitar ou mitigar a potencial colisão.

 

Jeep Compass e Ford Fiesta - Euro NCAP

 

Por sua vez, o Fiesta (que nesta geração não virá ao Brasil) também recebeu elogios relacionados à qualidade construtiva. Segundo o Euro NCAP, o compacto alcançou 87% de proteção para adultos e 84% para crianças, com classificação total de iguais 5 estrelas. Como no Compass, a presença de recursos como sistema anti-colisão, detector de pedestres, limitador de velocidade ajustável e assistente de mudança de faixa foram fundamentais para a conquista da nota máxima. Todos esses dispositivos são suportados por duas câmeras, três radares e 12 sensores ultra-sônicos, explica a Ford.

 

Jeep Compass e Ford Fiesta - Euro NCAP

 

O modelo tem ao todo 36% de aço de alta resistência na composição de pontos cruciais da carroceria, além de novas estruturas (bem mais reforçadas) para proteção contra impactos laterais e no teto. O Fiesta é o 11º veículo da Ford avaliado com 5 estrelas pelo Euro NCAP. A lista inclui ainda os modelos Mondeo, B-Max, Edge, Focus, Galaxy e Kuga, entre outros.

Comentários no Motor1

Fotos: Euro NCAP


Publicidade