Global NCAP - Renault Duster indiano é o mais inseguro do mundo

Global NCAP – Renault Duster indiano é o mais inseguro do mundo

Duster - India

Cerca de um ano e meio após o Renault Duster feito na Colômbia ter alcançando 4 estrelas no teste de impacto do LatinNCAP, o modelo indiano conseguiu “zero” estrela na avaliação do órgão GlobalNCAP.

Publicidade

Leia também:

Renault Duster CVT surge em loja antes da estreia indiana
Renault lança Duster Dakar II com detalhes exclusivos
LatinNCAP acusa fabricantes de quererem ganhar dinheiro com itens de segurança

Testado na versão básica – que na Índia é vendida sem airbags – o utilitário decepcionou nos testes de colisão promovidos pelo Global NCAP. Enquanto a proteção para adultos recebeu a pontuação mínima, a proteção para crianças recebeu 2 estrelas.

Renault Duster - India

É preocupante que, durante a Semana de Segurança Rodoviária das Nações Unidas, mais uma vez encontramos um carro zero-estrela em nossos testes de colisão na Índia. A Renault produz o Duster em vários mercados, e ainda assim parece capaz de produzir uma versão indiana que vai tão mal em matéria de segurança“, disse o secretário-geral da global NCAP, David Ward.

A conclusão do NCAP é a de que a proteção oferecida para a cabeça do motorista foi pobre. A proteção para o peito do motorista e do passageiro dianteiro foi marginal, com risco dos joelhos dos ocupantes da frente serem prensados nas estruturas perigosas no painel. Além disso, a carroceria foi classificada como instável, não sendo capaz de suportar grandes impactos sem se deformar além do desejável.

Com a divulgação dos maus resultados, a Renault solicitou ao órgão que testasse outra versão, equipada com airbag para o motorista (o Duster indiano não possui airbag duplo). Desta vez o utilitário conseguiu 3 estrelas na proteção para adultos, ainda inferior às quatro estrelas do modelo colombiano testado em 2015 – o principal motivo foi o airbag do motorista ser menor.

Assista ao vídeo:


Fotos: reprodução


Publicidade