Fórmula 1: Verstappen vence GP animado na Malásia; Hamilton é 2º

Fórmula 1: Verstappen vence GP animado na Malásia; Hamilton é 2º

Fórmula 1 - GP da Malásia

O último GP da Malásia disputado pela Fórmula 1 (pelo menos de maneira consecutiva) foi bem preenchido com emoções. Antes mesmo da corrida, levando o carro para o grid de largada, Kimi Raikkonen reclamou de um problema em seu motor. Sem potência, o finlandês perdeu seu segundo lugar no grid indo para os pits e acabou nem participando da prova.

Publicidade

Fórmula 1 - GP da Malásia

Na saída, Lewis Hamilton manteve a ponta, mas foi atacado por Max Verstappen. Na volta 3, o holandês tirou o primeiro lugar do líder do campeonato, que, em dia de Sebastian Vettel saindo de último, não ofereceu resistência. No entanto, a Mercedes não teve resposta para o bom ritmo de corrida da Red Bull. Lewis acabou ficando com o segundo posto.

Isso deixou a vitória para Max Verstappen. O piloto ganhou sua segunda corrida na carreira em uma grande atuação, comandando quase que completamente a prova.

Em corrida de recuperação, Sebastian Vettel foi de último para quarto lugar em meia prova. Ele registrou o recorde histórico da pista de Sepang, 1min34s080, batendo a antiga marca de Juan Pablo Montoya em 2004.

O alemão tentou atacar Daniel Ricciardo nas últimas voltas, mas o australiano resistiu bem pelo último lugar no pódio. Com o quarto, Vettel viu sua desvantagem para Hamilton subindo de 28 para 34 pontos.

Após a bandeirada, o alemão viu sua suspensão traseira sendo destruída por Lance Stroll.

Fórmula 1 - GP da Malásia

Felipe Massa acabou se tocando com Esteban Ocon na segunda curva no momento da partida. Sem ação, ele perdeu a posição para seu companheiro de equipe Lance Stroll. O brasileiro recuperou o lugar no primeiro pit, mas o perdeu novamente após uma ultrapassagem do parceiro uma volta depois. O brasileiro conquistou dois pontos, finalizando o GP em nono.

A corrida

Sem Raikkonen na segunda posição do grid, a corrida começou com apenas Hamilton na frente. Bottas passou Ricciardo pelo terceiro lugar e Vandoorne assumiu o quinto posto. Na primeira volta, o top-10 era Hamilton, Verstappen, Bottas, Ricciardo, Vandoorne, Perez, Stroll, Massa, Magnussen e Alonso. Vettel era 14º.

Na terceira volta, Verstappen se aproveitou do DRS na reta dos boxes e passou por Hamilton. O piloto tinha o melhor ritmo, e passou a abrir do inglês. Ricciardo seguiu o parceiro e tirou de Bottas o terceiro lugar em boa ultrapassagem. Perez também superou Vandoorne pelo quinto posto.

As paradas se iniciaram na volta de número 10, com os pilotos que escolheram a estratégia de apenas um pit stop. Massa chegou a ganhar a posição de Stroll nos pits, mas foi ultrapassado pelo canadense em seguida na pista.

Os ponteiros pararam apenas a partir da volta 27. Neste momento, Vettel já havia recuperado 14 posições e pressionava Bottas pelo quarto lugar. O alemão superou o finlandês nos pits e foi para quarto.

Após as paradas, Verstappen continuava na frente, com Hamilton, Ricciardo, Vettel e Bottas atrás. O top-10 era completado por Perez, Vandoorne, Stroll, Massa e Ocon.

Com os pneus supermacios, Vettel atacou Ricciardo nas últimas voltas. O australiano se defendeu e o alemão acabou tendo que se contentar com o terceiro lugar após seus pneus perderem ação.

Sem percalços, Verstappen garantiu a vitória. Sua segunda na carreira.

A próxima etapa acontece na semana que vem, no Japão.

Resultado

Pos. Piloto Chassi Motor Tempo
1 Max Verstappen Red Bull TAG 1:30’01.290
2 Lewis Hamilton Mercedes Mercedes 12.770
3 Daniel Ricciardo Red Bull TAG 22.519
4 Sebastian Vettel Ferrari Ferrari 37.362
5 Valtteri Bottas Mercedes Mercedes 56.021
6 Sergio Perez Force India Mercedes 78.630
7 Stoffel Vandoorne McLaren Honda 1 vt
8 Lance Stroll Williams Mercedes 1 vt
9 Felipe Massa Williams Mercedes 1 vt
10 Esteban Ocon Force India Mercedes 1 vt
11 Fernando Alonso McLaren Honda 1 vt
12 Kevin Magnussen Haas Ferrari 1 vt
13 Romain Grosjean Haas Ferrari 1 vt
14 Pierre Gasly Toro Rosso Renault 1 vt
15 Jolyon Palmer Renault Renault 1 vt
16 Nico Hulkenberg Renault Renault 1 vt
17 Pascal Wehrlein Sauber Ferrari 1 vt
18 Marcus Ericsson Sauber Ferrari 2 vts
Carlos Sainz Jr. Toro Rosso Renault
Kimi Raikkonen Ferrari Ferrari

Fonte: Motorsport.com


Publicidade