Ford F-150 Responder é a mais nova combatente do crime nos EUA

Ford F-150 Responder é a mais nova combatente do crime nos EUA

Ford F-150 Responder

Ford F-150 Responder

Fugitivos e foras-da-lei terão uma dor de cabeça a mais quando tentarem cometer crimes nos Estados Unidos a partir de agora. Principal fornecedora de viaturas para o governo daquele país, a Ford apresenta nesta semana a superpreparada F-150 Police Responder, nada menos que a primeira picape certificada de fábrica para perseguição policial. Ela entrará para a frota do departamento de segurança do Estado do Michigan ainda neste ano, chegando ao comando de outras unidades policiais na sequência.

Publicidade

Leia também:

F-250 MegaRaptor é brinquedo para quem acha F-150 “insuficiente”
Projeção – Nova Ford Ranger 2019 pode ganhar traços da F-150
Vídeo: Ford F-150 2018 reestilizada ao vivo no Salão de Detroit

Conforme detalha a Ford, a F-150 Police Responder é baseada na principal configuração off-road da linha, a FX4. Por conta disso, conta com reforços como diferencial traseiro autoblocante, placas de proteção no assoalho para proteger os componentes mecânicos e rodas de aro 18″ com pneus lameiros. Entre outros atributos, tem capacidade para carregar até 910 kg na caçamba e rebocar 3.175 kg. “Recebemos muitas demandas de xerifes de cidades rurais e de agências de patrulha de fronteira, que pediam um veículo resistente e robusto”, explica a marca.

2018 Ford F-150 Police Responder

Outro detalhe interessante é que, como todos as viaturas preparadas pela Ford, a F-150 Police Responder foi desenvolvida com a assessoria de 26 consultores em segurança dos EUA e do Canadá. Tanto é que o sistema de freios e o velocímetro foram calibrados com informações da própria polícia. Além disso, os bancos e o assoalho têm acabamento em vinil para facilitar a limpeza e o para-choque dianteiro foi reforçado para suportar o choque da picape contra um veículo em fuga que possa ser interceptado.

2018 Ford F-150 Police Responder

Outras mudanças incluem a adoção de um alternador de 240 amperes (ideal para garantir o bom funcionamento dos vários dispositivos elétricos a bordo), bancos dianteiros com abas mais estreitas (para acomodar mais confortavelmente os policiais) e alavanca de câmbio posicionada na coluna de direção (o espaço tradicional é ocupado pelo equipamento de rádio). Fecham o pacote adereços específicos como quebra-mato especial, sirene no teto e capota marítima com função aerodinâmica.

2018 Ford F-150 Police Responder

Sob o capô, o motor 3.5 EcoBoost desenvolve 380 cv e 65 kgfm, garantindo 160 km/h de velocidade máxima. O câmbio é sempre automático de 10 marchas e a tração, 4×4.

Ford líder em viaturas

Entre todas as grandes montadoras dos Estados Unidos, a Ford é a que mais fornece viaturas ao governo. Só no ano passado, a marca entregou 43 mil veículos, abrangendo 60% deste mercado. Além da F-150, a empresa desenvolve preparação semelhante para outros três modelos: o Explorer Police Interceptor Utility, o Taurus Police Interceptor Sedan e o Fusion Police Responder Hybrid Sedan. A van Transit e o SUV Expedition também recebem tratamento específico.

Fotos: divulgação


Publicidade