As melhores e piores fabricantes do Brasil, segundo o ReclameAqui

As melhores e piores fabricantes do Brasil, segundo o ReclameAqui

Mitsubishi é considerada a melhor fabricante pelo ReclameAqui

Mitsubishi é considerada a melhor fabricante pelo ReclameAqui

Muita gente hoje não contrata mais um serviço ou compra um produto sem consultar o site ReclameAqui. Justamente: este site hoje reúne consumidores do Brasil inteiro avaliando exatamente estas coisas. Um ranking feito por estes caras merece sempre um bocado de atenção. E eles mantêm vários atualizados, inclusive de fabricantes de automóveis. Os resultados mostram quem está realmente preocupado com sua reputação, quem não anda com sorte neste quesito e também quem não está nem aí para isso. E eles podem surpreender.

Leia também:

Toyota vai ressarcir consumidores após queda de preços na Argentina
Avaliação: VW Gol quer se reconectar ao consumidor com novo 1.0 e multimídia
Consumo: Ford descobre erro nas medições e promete ressarcir consumidores

Publicidade

reclameaqui_melhores_e_piores_1

As classificações acima consideram os últimos 12 meses de atendimento, mas há também a opção de avaliação dos últimos 6 meses. Que tanto pode mostrar melhoras quanto pioras na classificação. A Suzuki, por exemplo, é considerada ótima nos últimos 12 meses, mas apenas boa nos últimos 6. De acordo com este critério de tempo mais recente, as três fabricantes mais bem avaliadas do mercado são Mitsubishi, Subaru e Lifan. Todas são consideradas ótimas pelos consumidores. A Mitsubishi, inclusive, é a única fabricante com o título RA100, concedido às 100 melhores empresas listadas no ReclameAqui. Ela teve nota 8,38.

reclameaqui_melhores_e_piores_subaru

A segunda empresa mais bem colocada é a Subaru. A nota 7,75 ainda a inclui como ótima, considerando não só a atenção dada às reclamações sobre seus produtos, mas também as soluções oferecidas para os problemas.

reclameaqui_melhores_e_piores_lifan

A maior surpresa da lista certamente é a Lifan, que ostenta nota 7,3, algo que a coloca como uma ótima empresa do ponto de vista do atendimento. Considerando o quanto há de preconceito contra carros chineses, essa pontuação mostra que a filial brasileira está fazendo a lição de casa direitinho, cuidando para que os clientes que resolveram apostar em seus produtos se sintam seguros. E que aqueles que pensem em apostar tenham uma boa referência antes da decisão final.

reclameaqui_melhores_e_piores_mb

Das que estão mal na fita, Ford, Honda e Kia ignoram solenemente o canal de reclamações, o que talvez explique a péssima reputação que têm no site. Das que ainda tentam responder, as mais mal avaliadas são Mercedes-Benz, BMW e Jeep. Todas são não recomendadas. A nota mais baixa entre as três é da empresa de Mercedes: apenas 1,17. Só 10% dos clientes que recorreram ao site voltariam a fazer negócio e o índice de solução dos problemas é de apenas 13,3%. Se olharmos para os 12 meses, a Mercedes fica pouca coisa melhor: a nota sobe para 1,79, o índice de solução para 21,3% e o de clientes que voltariam a ter um carro dela, para 16,4%. Considerando a reputação de confiabilidade que a Mercedes-Benz tem, esse resultado certamente acende um sinal de alerta.

reclameaqui_melhores_e_piores_bmw

Você notará que o quadro da BMW que temos aqui é de 12 meses, não de 6. Isso porque, das 125 reclamações que a marca colecionou nos últimos 6 meses, ela só respondeu uma. E ficou sem nota. Nos últimos 12 meses, a nota foi de apenas 2,1. Os índices de solução, pelo menos, são melhores que os da Mercedes-Benz: 39,2%, com 21,6% dos clientes considerando voltar a comprar um modelo da BMW.

reclameaqui_melhores_e_piores_jeep

Outra que precisa abrir os olhos é a Jeep. Ela teve uma nota de apenas 2,74. O índice de solução dos problemas é de 50%, mas apenas 27,3% dos clientes voltariam a fazer negócio, o que mostra que mesmo aqueles que conseguiram descascar seus abacaxis não querem comprar outro. Pelo menos não um vendido pela Jeep…

reclameaqui_melhores_e_piores_vw

Entre as marcas com maior volume de vendas em má situação, a Volkswagen é a que está menos pior: só é considerada ruim, com nota 4,62. 45,8% dos clientes atendidos voltariam a fazer negócio com a empresa e o índice de solução fica em 60,9%.

reclameaqui_melhores_e_piores_fiat

A Fiat é não recomendada pelo ReclameAqui, com nota 3,56 e um índice muito baixo de clientes que voltariam a fazer negócio: 30,6%, apesar do índice de solução de 48,8%. A líder atual de mercado, a Chevrolet, tem nota regular nos últimos 12 meses (5,05) e boa nos últimos 6 (6,08), o que talvez ajude a explicar por que ela anda vendendo tanto. A nota baixa do Onix no Latin NCAP talvez tenha algum efeito nas vendas, mas é pouco provável, considerando a prioridade baixa que o motorista brasileiro dá a segurança.

Confira nossa galeria para ver as notas das fabricantes mais bem avaliadas e as das menos favorecidas por uma visão positiva. Também vale consultar o ReclameAqui antes de fazer sua próxima compra: pode evitar um bocado de dor de cabeça ou, pelo menos, ajudar a evitar dissabores.

Fotos: reprodução


Publicidade